quinta-feira, 5 de março de 2009

Foi dada a largada

Após muitas conversas e sonhos compartilhados, o Grupo de Teatro 0800*, fez sua primeira reunião, para a realização do Festival do Parque Lage. E o que estava em pauta era: O que vamos fazer?!
O local da reunião não poderia ter sido outro melhor, a FUNARTE - Fundação Nacional de Arte- ,onde se encontra o CEDOC - Centro de Documentação e Informação da Funarte-, que tem como finalidade reunir, organizar, dar acesso e disseminar documentos e informações que apóiem e incentivem a produção artística e cultural e as pesquisas em Arte. O Cedoc também reuni cerca de um milhão de documentos sobre artes cênicas, artes plásticas e gráficas, música e fotografia.
Em meio a essa volumosa documentação, nós do 0800*, nos perdemos na riqueza de textos e obras consagradas. Porém, o tempo não estava a nosso favor, precisávamos de uma certa maneira decidir o que iríamos fazer. Lendo e relendo textos e mais textos, encontramos a Dramaturgia de Fauzi Arap , "Às Margens do Ipiranga". De imediato os olhos se cruzaram... ali estava o que procurávamos!

Escolhida a peça, faltava agora estudá-la e fazer a entrega dos personagens, pois o Festival do Parque Lage estava preste a acontecer, mas só tínhamos menos de dois meses para prepará-lo. A dificuldade de disponibilidades de todos os membros do grupo era grande, mas não nos impediram de prosseguir e ir á frente.

Papéis decididos, personagens montados. Falta alguma coisa?! SIM, O TEMPO. Festivais duram em média de 15 a 20 minutos e estávamos com uma peça na mão de no mínino 1 hora... Resumir? Foi o que fizemos. E aí? Problema resolvido? NÃO. Ainda estava grande,todavia, destrinchá-lo mais faria com que a essência do texto fosse perdida.

Porém, quando falamos que o Tempo não estava nos ajudando, estávamos enganados, pois o tal festival não estava mais cadastrando grupos de fora, apenas pessoas de lá mesmo, que participaram das oficinas oferecidas por eles. Pois bem... nos sentimos aliviados, pois agora poderemos trabalhar com mais calma sem perder a qualidade.

Esse foi o primeiro passo do Grupo de Teatro 0800*. Já no primeiro passo sentimos um desequilíbrio, mas que logo foi ajeitado e hoje conseguimos caminhar livremente. É só o começo e isso muito nos empolga...
Esteja conosco, juntos iremos compartilhar o sabor da Arte!

A FUNARTE fica na Rua São José, 50 - 2°andar, Centro - Rj. Telefone: (21) 2533.8090/ramais: 202/203/204/Fax: (21) 2262.4516 e o e-mail bibli.cedoc@funarte.gov.br

2 comentários:

  1. Funarte e seu acervo centenário!
    Com certeza será um grande lugar de encontros do 0800!
    Viva La commedia!

    ResponderExcluir
  2. olá, eu de novo, aqui parabenizando o Grupo pelo caminho escolhido, muito bom ir na fonte, alimentar esses sonhos maravilhosos, que realmente alimentam a alma criadora. Lembro de uma peça que vi nos anos 70, O QUE MANTÉM O HOMEM VIVO,num teatro do Leblon, se não me engano. Até hoje "vejo" o personagem em cena, com força, com fé, em luta por viver, não somente sobreviver.
    Abraços gerais!

    ResponderExcluir